Informações Turísticas

Você está em: Home Passageiros Informações Turísticas

Informações Turísticas

Ilhéus é o município baiano com maior extensão litorânea. Mas, as belezas das praias estão por todo sul do estado. A porta de entrada para todas essas maravilhas é o Aeroporto Jorge Amado.

Além disso, a cidade ilheense oferece inúmeros atrativos históricos, como as fazendas que compuseram o ciclo do cacau. Na gastronomia, além das delícias de chocolate produzidas na cidade, aproveite para degustar os quitutes inspirados nos romances de Jorge Amado.

Confira algumas dicas para montar o roteiro da sua próxima viagem a Ilhéus:

Praias do litoral Sul

Em Ilhéus, você e sua família podem garantir bons momentos na beira do mar. Veja as dicas de praia:

Praia do Milionários – o nome do local remonta às mansões dos barões do café construídas ao longo da orla. Rodeada de coqueirais e grande extensão de areia, a Praia dos Milionários é ideal para toda a família. Possui água com temperatura agradável, barracas e quiosques.

Praia dos Milionários Ilhéus
Praia dos Milionários – Foto: Ricardo Júnior (Site Guia Viagens Brasil)

 

Praia Back Door: A aproximadamente 18 quilômetros do centro de Ilhéus, a praia Back Door está no distrito de Olivença. Sua paisagem é considerada uma das mais belas da Costa do Cacau. Com aspecto selvagem e ondas que enlouquecem a cabeça de qualquer surfista, essa é uma das visitas que não pode faltar em seu roteiro. Para curtir o mar com a família, procure ir na maré baixa, quando é possível se deliciar nas piscinas naturais de águas mornas.

Praia Cai N’água: a cerca de 20km do centro de Ilhéus, é uma praia convidativa para toda a família. Possui águas calmas e estrutura de barracas.

Praia Canabrava: localizada no município de Olivença, a praia Canabrava também é uma opção agradável com muitos coqueiros, ondas leves e recifes. Está a, aproximadamente, 24km do centro de Ilhéus.

Praia da Avenida: como o nome já indica, trata-se da praia localizada na Avenida Soares Lopes, na cidade de Ilhéus. Por lá é possível usufruir das quadras esportivas, ciclovia, concha acústica, além das boas ondas para o surf.

Além disso, para quem quer desbravar o litoral sul da Bahia, o que não faltam são opções à beira-mar. Confira as belezas de Itacaré, Canavieiras, Belmonte, entre outras.

Jorge Amado

Personagem de expressiva importância em Ilhéus, Jorge Amado dá nome ao nosso aeroporto. Para quem está na cidade, uma boa pedida é visitar a Casa de Cultura Jorge Amado, localizada no centro da cidade. Fundado em junho de 97, o local abriga exposição roupas, fotos, histórico dos pais e da infância, além de vídeos sobre o escritor.

O palacete foi construído em estilo neoclássico no final da década de 20 e possibilita conhecer experiências de Jorge Amado desde a infância até a vida adulta.

A visitação é gratuita e pode acontecer de segunda à sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h; aos sábados, das 9h às 13h.

Casa de Cultura Jorge Amado Ilhéus
Casa de Cultura Jorge Amado – Foto: Governo da Bahia

 

Fazendas do ciclo do cacau

Para quem acha que os passeios se resumem às praias, é melhor incluir o turismo rural no roteiro. A história de Ilhéus está atrelada à produção de cacau e você pode conhecer os locais que foram cenário desse contexto.

Ilhéus teve o auge da riqueza atrelada ao ciclo do cacau, cuja história está ligada às obras de Jorge Amado. Há alguns anos, as fazendas produtoras abriram suas portas para visitação, o que garantirá bons passeios com direito à explicação sobre cada fase, desde plantação, preparação até a produção do chocolate, além de degustação dos produtos.

As dicas são a Fazenda Yrerê, Fazzenda Provisão, Fazenda Riachuelo, Estação Rio do Braço.

Fazendas do ciclo do cacau Ilhéus
Fazendas do ciclo do cacau – Foto: Órbita Expedições

 

Centro Histórico

No Centro Histórico, uma dica é a visitação à Catedral de São Sebastião. Apesar de sua construção ter começado na época dos coronéis do cacau, foi inaugurada somente em 1967. São 48 metros de estilo neoclássico e vitrais de parar os olhos de quem passa.

Ao lado, visite o Vesúvio e o Bataclan, dois locais citados no romance “Gabriela Cravo e Canela”. Após reforma, o Vesúvio foi reaberto em 2017 e funciona como bar e restaurante. Era nesse bar do turco Nacib que Gabriela encantava os homens de Ilhéus pela sua beleza e pelos quibes magistralmente preparados.

Bem próximo dali, está o Bataclan, que foi retratado no livro como o cabaré de Maria Machadão. Esse era o local que os coronéis do cacau e os mais abastados curtiam a noite ilheense.

Centro Histórico de Ilhéus
Centro Histórico de Ilhéus – Foto: Aeroporto Jorge Amado