O Aeroporto de Ilhéus realizou nesta terça-feira, 08, a simulação de um acidente aeronáutico com foco em salvamento aquático. A atividade considerou uma aeronave com cerca de 20 pessoas em pane com pouso forçado na água, próximo à cabeceira da pista.
Após a queda, foram acionados órgãos como a Marinha do Brasil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, Samu, Superintendência de Transporte e Trânsito (SUTRAN) da Prefeitura de Ilhéus, além dos Bombeiros de Aeródromo, voluntários do Corpo de Bombeiros Civil, Guarda Vidas municipais e alunos do curso de enfermagem de faculdades locais, que realizaram o resgate em 40 minutos.
O objetivo foi responder em tempo hábil à emergência aeroportuária, salvar vidas, além de diminuir danos materiais e consequências decorrentes do acidente.
Segundo o gerente geral da Seção Contraincêndio da Socicam, Rubens Alves, a simulação é importante para integrar o trabalho das equipes responsáveis por resgate em caso de uma emergência no aeroporto.
A atividade foi orientada pelo Serviço Especializado de Salvamento Aquático (SESAQ) da Concessionária do Aeroporto de Ilhéus, que atua para criar condições de sobrevivência para passageiros e tripulantes até que uma maior força de resgate chegue ao local.